Não é à toa que pessoas do Brasil e do mundo todo vem visitar a Serra Catarinense. Afinal, nesta vasta região, existem praticamente todos os cenários possíveis. Sem contar as belíssimas paisagens que a natureza oferece.
Cenários como florestas, cachoeiras, rios e montanhas são comuns na Serra Catarinense. Mas afinal, o que podemos fazer na região?
Turismo rural
Sendo a grande atração da Serra Catarinense, o turismo rural é bastante comum. Com inúmeros hotéis fazenda e pousadas, fica difícil escolher apenas um lugar para ficar.
Nesses hotéis fazenda ou pousadas, são oferecidas atividades exclusivas da região. Visita a cachoeiras e rios, cavalgada e até a pesca.
Lugares que se destacam no turismo rural:
- Serra do Rio do Rastro: Possuindo uma das estradas mais incríveis do mundo todo, a Serra do Rio do Rastro possui uma pista completamente iluminada e incrível topologia. O que atrai muito turistas de todos os lugares.
- Cânion das Laranjeiras: Outro lugar que vale a pena conferir a vista, é o Cânion das Laranjeiras. Lugar onde o acesso só acontece com acompanhamento de um guia de turismo, ao final da trilha, a vista é de tirar o fôlego.
- Cachoeira do Avencal: Localizada na cidade de Urubici, a Cachoeira do Avencal possui aproximadamente 100 metros de altura. Podendo ser vista por cima ou por baixo da cachoeira, a vista continua sendo incrível, sendo impossível descrever a beleza do lugar.
O inverno
Sem sombra de dúvidas, a Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil. Afinal, durante os invernos existem cascatas que podem até congelar por conta do frio.
Uma dica para os turistas da Serra, é acordar bem cedo para ver o nascer do Sol no inverno. Isso porque a geada da noite deixa os campos completamente brancos, e, em alguns lugares, até congela as águas, deixando os cenários incríveis.
É bastante comum cair neve durante os invernos em cidades como São Joaquim e Urubici, por exemplo.
Atrações nas cidades
Não é só nos campos ou invernos que a Serra Catarinense se destaca para os turistas. Mas também as atrações existentes nas cidades.
A cidade de Lages, por exemplo, a qual é a maior da região, possui como principal atração a Festa Nacional do Pinhão.
Conhecida publicamente como Festa do Pinhão, a mesma é um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Sul do país. Reunindo cerca de 300 mil visitantes anualmente, na festa do pinhão são apresentados artes, artistas musicais, apresentações de danças, feiras, e muito mais. Vale a pena conhecer.
Mas afinal, quais cidades fazem parte da Serra Catarinense?
Ao total, são 19 cidades as quais compõem a Serra Catarinense. São elas:
- Anita Garibaldi;
- Bocaina do Sul;
- Bom Jardim da Serra;
- Bom Retiro;
- Campo Belo do Sul;
- Capão Alto;
- Cerro Negro;
- Correia Pinto;
- Lages;
- Otacílio Costa;
- Painel;
- Palmeira;
- Ponte Alta;
- Rio Rufino;
- São José do Cerrito;
- São Joaquim;
- Urubici;
- Urupema.
O que não falta para a região, são cidades pequenas e aconchegantes. E cada uma dessas cidades possui incríveis pontos turísticos, e suas belíssimas paisagens.
Gastronomia da Serra Catarinense
Com inúmeros pratos coloridos e saborosos, o pinhão marca a gastronomia da região, o qual é normalmente cozido ou assado no fogão a lenha. Vale a pena provar.
Mas é claro que existem variedades de pratos para fazer o pinhão, como a paçoca e o entreveiro, por exemplo.
Além do pinhão, pratos como carnes de porco, churrascos e feijão tropeiro são comuns nas casas dos serranos.
Em resumo
Hoje, vimos algumas das principais atividades que podem feitas na Serra Catarinense. Vista por mapas, pode não parecer a melhor região para se visitar, mas a verdade é que os locais da Serra são incomparáveis.
Vimos também as principais atrações da região, tanto urbanas quanto rurais, e isso tudo sem contar a gastronomia serrana, a qual é inconfundível.
Por hoje é isso. Até mais!