Convenção da Braztoa superou expectativas

Operadoras de turismo de várias regiões do Brasil aportaram na Serra Catarinense, de 8 a 11 de abril com objetivo de identificar experiências e produtos turísticos possíveis de serem comercializados. E surpreenderam com o que encontraram nos municípios de Lages, Capão Alto, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici.
A convenção de turismo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa é um dos maiores eventos do gênero no país e não era realizada havia dois anos, devido a pandemia. Sua retomada de forma hibrida, pela primeira vez em nove anos, foi um desafio assim como sua realização pela primeira vez, em numa região, já que o evento sempre se concentrou em um município.
O encerramento de visitação aos atrativos turísticos da Serra Catarinense, com os grupos de operadores, aconteceu nesta segunda-feira. O grupo saiu de Lages, foi à Urubici onde conheceu os atrativos do Jardim Secreto, a estrutura do receptivo, opções de lazer e restaurante do Morro do Campestre e o megaprojeto do equipamento Ecoparque Cachoeira Papuã.
Visitaram também em Bom Jardim da Serra, o Mirante da Serra do Rio do Rastro e foram recepcionados no restaurante Mensageiro da Montanha. Conheceram o ecoresort Serra do Rio do Rastro e a pousada Rota dos Cânions. Todos os operadores participantes da convenção Braztoa, tiveram a oportunidade ser recepcionado em dias diferentes pelos proprietários dos empreendimentos, prefeitos e gestores de turismo.
Os depoimentos, os operadores revelaram ter vivido experiências únicas na Serra Catarinense. “Mais do que quantidade, encontramos aqui equipamento turísticos de excelência que é o que o mercado turístico busca nesse momento. Esta convenção nos surpreendeu positivamente em todos os sentidos. Obrigado à Serra Catarinense, seus parceiros e governo do Estado que construíram este evento”, declarou o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.


Prêmio de Sustentabilidade revelou projetos modelos

A entrega dos troféus do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 aconteceu no último domingo, 10/4, no Mercado Público de Lages. E premiou os cinco ganhadores desta edição, totalmente pautada na Resiliência como tema central.
O evento encerrou a programação da Braztoa 0na Serra Catarinense recebeu o lançamento do Anuário Braztoa 2022, o ciclo de palestras SEEDS e a Convenção Braztoa 2022.
“A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país”, disse no evento, Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Os premiados da Sustentabilidade

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade teve 10 finalistas de 104 inscrições. O Prêmio contou com duas menções honrosas para iniciativas que, apesar de não estarem entre as ganhadoras, mereceram destaque pela excelência dos seus projetos. Foram elas: Amastour Turismo de Favela – RJ (Amastour Turismo de Favela) e Festival Gastronômico de Tubarão – SC (Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia) O evento também homenageou Jose Fernandes, diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que já foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2012 e 2014. O empresário também foi convidado a integrar o júri das próximas edições do Prêmio.
Os premiados e homenageados receberam troféus produzidos pela Tramatusa, associação que congrega inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização de material dispensado pela empresa Klabin, conhecido como fita tusa, priorizando características regionais e atendendo os principais requisitos do evento: a reutilização, inovação e, claro, a sustentabilidade que dá nome à premiação.
Os eventos da Braztoa só foram possíveis de realização graças às parceiras da Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e apoiadores institucionais como SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Ministério do Turismo e Governo de Santa Catarina.
Durante o evento, foi anunciada a próxima edição da Convenção Braztoa, que deve ocorrer ainda em 2022: Mato Grosso do Sul. E os cinco premiados foram:
1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”, da Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP;
BWT – Better World Together 2020 – 2022;
Conexão Baré
Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias;
Vivalá durante a pandemia;

Menções Honrosas

Iniciativa: Amastour Turismo de Favela
Iniciativa: Festival Gastronômico de Tubarão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>