Bom Retiro inova no turismo com lançamento da Acolhida na Colônia

Com participação de seis propriedades, foi oficializada na última sexta-feira (05), a rota turística rural “Acolhida na Colônia”, em Bom Retiro. Projeto que tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar, preservar o meio ambiente, agregar valor aos produtos das propriedades rurais e melhorar a qualidade de vida dos participantes.

O lançamento da rota denominada “Acolhendo em Bom Retiro”, foi o último ato público do secretário municipal de turismo, Jeferson Nunes, antes de se afastar do cargo. O prefeito Albino Gonçalves Padilha, prestigiou a solenidade na região que engloba comunidades da Guarda Velha, Costão do Frade e Costãozinho.

“Há três anos desencadeamos esse processo com micro diagnósticos em dez propriedades. Hoje temos seis famílias que aderiram a esse projeto de agroturismo e querem compartilhar suas experiências com visitantes e tornar isso uma fonte de renda”, explicou Jeferson Nunes. Participam do projeto as propriedades Sítio da Serrinha, Quintal Di Catarina, Sítio Santo Antônio, Cabanas Doce Recanto, Sítio Caminhos da Serra e Cabanas Recanto das Lagoas.

A rota fica a dez quilômetros do centro da cidade e tem uma caraterística própria. Quem visitá-la poderá se hospedar no meio rural, fazer trilhas guiadas pela mata e por cachoeiras, degustar queijos e salames coloniais, colher frutos nativos e cultivados e passear à cavalo. “Aqui o turista vai ter uma experiência inesquecível. Boa hospedagem, farta gastronomia colonial e visitação a locais de beleza rara. Além da boa hospitalidade e preços acessíveis”, declarou o prefeito.

Projeto é resultado da parceria público-privada

Cercada por uma vasta rede de equipamentos rurais com hospedaria, a rota fica próxima da pousada Caminho das Nuvens, um local com vista fantástica das montanhas com as nuvens sobre elas.

A “Acolhendo em Bom Retiro” nasce como um projeto modelo para a Serra Catarinense. Cada propriedade passa a ter a placa de identificação da Acolhida na Colônia e, segundo a assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, a parceria público-privada é uma das características do projeto.

“Esse projeto tem uma característica específica que é o ato do agricultor de acolher os turistas. Mas antes disso, vem a infraestrutura básica como acesso e sinalização até os equipamentos, que é responsabilidade do poder público. Essa relação é importante para fortalecer o negócio e permitir a recepção e convívio do agricultor com o turista num clima de troca de experiências e de respeito mútuo”, comentou Ana Vieira.

Para Daniele Lima Gelbcke, técnica da Acolhida na Colônia e responsável pela assistência técnica, coordenação de projeto, apoio às associações e federação, a “Acolhendo em Bom Retiro”, incentivará o intercâmbio socioeconômico, profissional e cultural com associações congêneres e entidades nacionais e até mesmo internacionais.

A “Acolhendo em Bom Retiro” busca também, resgatar a identidade cultural dos agricultores familiares e possibilitará que se capacitem e se profissionalizem nas atividades de agroturismo. Seu roteiro estará disponível em breve no portal visiteaserrasc.com.br, em uma parceria com a Acolhida na Colônia.

Texto e fotos: Onéris Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>