Está aberta oficialmente, a temporada/2024 de colheita do pinhão, semente que incrementa em mais de 30% a renda de centenas de famílias rurais nos 18 municípios da Serra Catarinense. Para comemorar o início da colheita, aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), o lançamento da segunda edição do Festival Colheita do Pinhão, na Pousada Rural do Sesc.
O prefeito Antônio Ceron, usou uma vara de bambu para derrubar uma pinha e debulhar sobre as grimpas para uma sapecada. Ele estava acompanhado da rainha da Festa Nacional do Pinhão, Luana de Oliveira Martins e as princesas, Anne Caroline Machado e Emilie Caroline Vedana. O ato simbólico foi acompanhado pela imprensa.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, representou os demais prefeitos da região no evento e falou da importância da marca Serra Catarinense estar nos impressos e na programação em geral da Festa do Pinhão. Lançada há poucos dias, a identidade tem o propósito de representar a região, seus produtos e serviços.
“Essa marca não é da Amures, é da Serra Catarinense, e todos devem adotar ao lado de suas logomarcas. Assim estamos demarcando uma identidade regional em nossos produtos e a Festa do Pinhão é um produto estratégico para adicionarmos essa nova identidade”, citou Manfroi.
O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, apresentou a programação do Festival Colheita do Pinhão e reforçou convite à imprensa. O evento acontece dia 6 de abril, no calçadão da praça João Costa. Como atrativos constam apresentações dos CTG’s Tauras da Serra, Anita Garibaldi e Planalto Lageano. Shows com Éder Goulart, Léo Moraes e Grupo Gaúcho, dentre outros. Além da tradicional sapecada de pinhão.
Segundo informações da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a safra de pinhão desse ano deve ter um aumento médio 30%. Os técnicos da entidade, estimam uma produção de cerca de 5.750 toneladas. Sozinho, o município de Painel deve produzir cerca de 2.300 toneladas, representando 40% do total da safra regional.
Texto e fotos: Onéris Lopes