Depois de praticamente um ano de trabalho de campo, com diagnóstico detalhado em diversos atrativos turísticos saiu esta semana, a lista das 83 iniciativas avaliadas para receber o Selo Verde, Serra Catarinense Sustentável.
Entre as selecionadas estão pousadas, restaurantes, eco trilhas, fazendas, bares, hotéis, vinícolas, sítios e até caminhadas. Cerca de 150 iniciativas se inscreveram e a meta inicial, era identificar 70 cases. A grande repercussão do programa finalizou com 83 iniciativas recomendadas pela equipe de consultoria do Sebrae, que foi contratada através do Cisama e Amures.
Todo processo de verificação e seleção foi supervisionado da assessora de turismo da Amures, Ana Vieira. Segundo ela, o Selo está sendo possível por uma emenda parlamentar da então deputada federal Carmen Zanotto.
“Esse programa tem a assinatura da deputada Carmen Zanotto que destinou R$ 300 mil inicialmente e firmamos uma parceria da Amures, Conserra, Cisama e Sebrae, com apoio do Ministério do Turismo”, explica Ana Vieira.
O presidente da Amures prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, disse que o Selo Serra Catarinense Sustentável é uma iniciativa que vem consolidar, diversas atividades relacionadas ao turismo.
“Nesse programa temos a iniciativa privada e a pública andando juntas. Esse esforço conjugado é que está mudando o cenário do turismo e o tornando mais qualificado para receber o turista”, comentou Giovani Nunes.
Todos os prestadores de serviços turísticos selecionados para receber o Selo, possuem ações de sustentabilidade, com ênfase ambiental, econômica, sociocultural e político-institucional.
Confira lista das iniciativas selecionadas.